Benefícios para a saúde da casca de citrinos

Escrito originalmente pelo Dr. Michael Greger M.D. FACLM a 5 de Fevereiro de 2019. Publicado originalmente aquiTraduzido e adaptado por João Madureira.

Crédito da imagem: Max Pixel

Novos dados demonstrando a existência de um agente protector do ADN, presente em alguns frutos e hortaliças, verificaram que o agente era sensível ao calor e determinaram que não era vitamina C. Isto foi confirmado num estudo que testou directamente a vitamina C e que não encontrou nenhum efeito de protecção do ADN ou reparação de quebras nas sequências de ADN.

Se não era a vitamina C, então o que poderia ser o agente protector do ADN? O carotenóide beta-criptoxantina, que se encontra principalmente nos citrinos, parece ser um dos candidatos, como discuto no meu vídeo Casca de citrinos e cancro: o sabor da vida? Se expusermos as células a um agente mutagénico, podemos causar quebras físicas nas sequências de ADN. No entanto, em menos de uma hora, as nossas enzimas de reparação de ADN conseguem “soldar” a maior parte do nosso ADN quebrado. O que acontece se juntarmos um pouco desse fitonutriente dos citrinos? Podemos, na realidade, duplicar a velocidade a que o ADN é reparado. No entanto, isto foi determinado numa placa de Petri. E o que acontece nas pessoas?

Num estudo, as pessoas beberam um copo de sumo de laranja e o seu sangue foi recolhido duas horas depois. O dano ao ADN, induzido com um agente oxidante, diminuiu, mas isso não se verificava se bebessem sumo em pó (Kool-Aid) em vez do sumo de laranja.

Então, será que as pessoas que comem mais fruta apresentam menos danos ao ADN? Sim, particularmente as mulheres. Será que isto se traduz em taxas menores de cancro? Parece que sim: os citrinos por si só estão associados a uma redução de 10% nas probabilidades de cancro da mama.

Se os fitonutrientes dos citrinos forem dados a pacientes recentemente diagnosticadas com cancro da mama, verifica-se que se concentram no tecido mamário, apesar de algumas se queixarem de “arrotos cítricos” devido ao extrato concentrado que beberam. Então, os pesquisadores avaliaram a aplicação tópica como uma estratégia alternativa, recrutando mulheres para se aplicar óleo de massagem com sabor a laranja nos seus seios diariamente. Este pedido foi bem-vindo pelas mulheres, mas não funcionou. Temos mesmo de comer a nossa comida. 

Porque não simplesmente tomar suplementos de carotenóides para aumentar a reparação do nosso ADN? Porque não funciona. Apesar de os suplementos dietéticos não terem provocado nenhuma alteração na reparação de ADN, o consumo de cenouras provocou. Isto sugere que “o alimento integral pode ser importante na modulação dos processos de reparação de ADN…”

Apesar de o consumo de sumo de laranja se ter mostrado protector contra leucemia infantil, não se mostrou protector contra o cancro da pele. “No entanto, o resultado mais marcante foi a protecção obtida pelo consumo de casca de citrinos”. Podemos comer citrinos ainda mais “inteiros” colocando umas raspas da casca nos nossos pratos. 


Agora sabem que o meu fruto citrino favorito é o kumquat — porque se pode comer a casca!

Para saberes sobre os outros alimentos que podem manter o ADN intacto, vê o meu vídeo Que frutos e vegetais aumentam a reparação do ADN?. O kiwi (Kiwi e reparação de ADN), os brócolos (Proteção ao ADN dos brócolos), e especiarias (Protecção ao ADN com temperos) podem também ser o que procuras.

Interessado em saber mais sobre citrinos? Vê:
Com saúde
Michael Greger, M.D.

PS: Se ainda não o fez, pode subscrever os meus vídeos gratuitos aqui e ver a última apresentação de final de ano:
Artigo traduzido por João Madureira. Lê o livro do Dr. Greger, "Como Não Morrer" (PT) ou "Comer Para Não Morrer" (BR). Em Portugal está também disponível um livro de receitas, também chamado "Como Não Morrer"

Conhece os 12 alimentos a consumir diariamente ou segue-nos e fala connosco na nossa página do Facebook.  Vê também o nosso grupo de discussão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Dúzia Diária

O Arroz Preto e o Vermelho são melhores que o Arroz Castanho (“integral”), que por sua vez é mais Saudável que o Arroz Branco

A Resposta a um Mistério do Cancro Colorretal