O Arroz Preto e o Vermelho são melhores que o Arroz Castanho (“integral”), que por sua vez é mais Saudável que o Arroz Branco


Originalmente escrito pelo Dr. Michael Greger M.D. FACLM a 18 de Dezembro de 2018. Publicado originalmente aquiTraduzido e adaptado por João Madureira.

Crédito da Imagem: Suzy Hazelwood / Pexels.

Por que razão passar de arroz branco para arroz integral permite que indivíduos com excesso de peso reduzam significativamente o seu peso, cintura, a sua tensão arterial, e o nível de inflamação nos seus corpos? Esse é o assunto do meu vídeo Arroz Integral, Preto, Roxo e Vermelho (ao contrário do Branco) 

Pensamos que se possa dever à fibra. O arroz integral tem 4 vezes mais fibra do que o arroz branco, incluindo tipos prebióticos de fibra que promovem o crescimento das bactérias benéficas, o que pode explicar os efeitos anti-obesidade do arroz integral.

Para além da fibra prebiótica, quando se transforma arroz integral em arroz branco, perdem-se todo o tipo de vitaminas e minerais, assim como fitonutrientes como o gama orizanol, factos que podem ajudar a mudar a preferência dos indíviduos por comida mais saudável. Estudos em placa de Petri sugerem que o gama orizanol pode ajudar a diminuir o colesterol. E, juntamente com outros compostos encontrados no farelo do arroz, o gama orizanol pode inibir o crescimento de células cancerosas humanas por meios anti-oxidantes, mecanismos anti-proliferantes e que promovem a auto-destruição das células cancerosas, modulação do sistema imunitário, e aumentar a protecção por barreira. No entanto tudo isto foi verificado em tubos de ensaio, não em pessoas.

No entanto, há dois estudos em humanos. O Estudo de Saúde dos Adventistas verificou que o arroz integral era um de quatro alimentos com um risco siginificativamente diminuído de pólipos colo-rectais, que podem transformar-se em cancro colo-retal. A ingestão de verduras cozidas todos os dias foi associada com um risco diminuído em 24%, tanto como o observado comendo fruta desidratada apenas 3 vezes por semana. Ingerir feijões, grãos-de-bico, ou lentilhas pelo menos 3 vezes por semana foi associado com um risco 33% menor, mas o arroz integral pareceu ter um risco 40% menor, e isso verificou-se com apenas uma única porção ou mais por semana.

O outro estudo humano relatou um aumento da força muscular depois de suplementação com um composto do arroz integral, o que foi feito na esperança de que pudesse fornecer uma alternativa aos esteroides anabólicos, e que não tivesse efeitos secundários. No entanto, a dose que os pesquisadores usaram foi o equivalente a 17 copos de arroz integral por dia, portanto não é claro se isto se pode aplicar com doses mais próximas do praticável.

O arroz naturalmente pigmentado, como o arroz preto e vermelho, pode ser ainda mais nutritivo que o arroz integral (castanho). Durante a última década, a pesquisa mostrou que as antocianinas, que são pigmentos naturais das plantas, podem ter vários efeitos benéficos. As antocianinas são o que dão a cor azul aos mirtilos e roxa às couves-roxas. “O reconhecimento recente do facto de que uma dieta rica em alimentos vegetais diminui o risco de cancro promove o entusiasmo em querer isolar estes componentes como agentes farmacêuticos” — mas porque não simplesmente comer os mirtilos ou adicionar alguma couve-roxa a um refogado com arroz colorido?

O arroz preto, roxo, e vermelho — e os pigmentos que os compõem — mostraram estar envolvidos em várias actividades anti-oxidantes, anti-cancro, anti-doença cardiovascular, anti-diabetes, e anti-alergias, mas esses estudos foram todos feitos em laboratório. Ainda não temos estudos clínicos, mas estas variedades pigmentadas de arroz apresentam tudo o que o arroz integral tem, e ainda 5 vezes mais anti-oxidantes e uma variedade de benefícios adicionais. É por isso que cozinho sempre arroz vermelho, preto, ou roxo, ao qual adiciono um pouco de lentilhas, pois ficam cozidas mais ou menos ao mesmo tempo. Se vires em baixo a minha série sobre o arsénio no arroz, poderás notar que entretanto diversifiquei os meus cereais.

Mas por que razão a maior parte das pessoas não prefere arroz integral ao branco? Bem, o arroz integral não dura tanto nas prateleiras, portanto pode na realidade ser mais caro, apesar de ser menos processado. O arroz branco, por outro lado, é como uma comida para o apocalipse, envergonhando até os Twinkies. O arroz branco ainda era comestível após 30 anos — embora, por essa altura, pudesse ter um “ligeiro odor a plasticina”.


(os vídeos têm legendas em português disponíveis nas opções do vídeo)
Para mais sobre o arroz, vê:
Há alguns anos, fiz um vídeo sobre Arsénio no Arroz, que mereceu uma actualização, portanto fiz um mergulho prolongado no assunto do arsénio e produzi uma série inteira de vídeos para que toda a gente possa fazer escolhas informadas:
E, para mais sobre as maravilhas potencias dos pihmentos antocianinas azuis/pretas/roxas, vê estes vídeos:
Com saúde
Michael Greger, M.D.


PS: Se ainda não o fez, pode subscrever os meus vídeos gratuitos aqui e ver a última apresentação de final de ano:
Artigo traduzido por João Madureira. Lê o livro do Dr. Greger, "Como Não Morrer" (PT) ou "Comer Para Não Morrer" (BR). Em Portugal está também disponível um livro de receitas, também chamado "Como Não Morrer"

Conhece os 12 alimentos a consumir diariamente ou segue-nos e fala connosco na nossa página do Facebook

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Dúzia Diária

A Resposta a um Mistério do Cancro Colorretal