Os benefícios do vinagre para além da perda de peso


Escrito originalmente pelo Dr. Michael Greger M.D. FACLM a 15 de Janeiro de 2019. Publicado originalmente aquiTraduzido e adaptado por João Madureira.

Crédito da imagem: Michelle / Adobe Stock


Um estudo aleatorizado, controlado por placebo, e duplamente ocultado (duplo-cego) descobriu que o peso corporal e a gordura corporal foram significativamente reduzidas pela mera adição de uma única colher de vinagre à alimentação diária. Há algum benefício para o consumo de vinagre se não temos excesso de peso? Bem, os triglicéridos das pessoas estudadas normalizaram, e para aqueles que tomavam a dose maior de duas colheres por dia, houve uma diminuição da pressão arterial. No entanto, esses efeitos podiam dever-se apenas à perda de peso. Para além do sabor, há algum benefício em juntar um pouco de vinagre às saladas, para pessoas com pesos normais? Que tal utilizar vinagre para controlar o açúcar no sangue? Esse é o tópico do meu vídeo O Vinagre pode ajudar a controlar o açúcar no sangue?

Se alimentarmos as pessoas com 100 ml de açúcar, à medida que há um pico glicémico no sangue, a sua função arterial fica diminuída. Quanto mais alto o açúcar no sangue sobe, mais as artérias sofrem. No entanto, há um medicamento, que pode bloquear a absorção de açúcar. Diminuindo o pico glicémico com este medicamento, pode-se prevenir a disfunção arterial. Isto demonstra que é provavelmente melhor para o coração se não houver um pico muito alto de açúcar no sangue após as refeições. De facto, o valor do pico glicémico no sangue após uma refeição pode prever a mortalidade cardiovascular. Então será que as pessoas que comem muitas comidas que provocam elevado pico glicémico no sangue, como doces e cereais refinados, tendem a ter mais ataques de coração e AVC’s? Sim. Também parece que têm mais tendência a ficar com diabetes — mas talvez as pessoas que comem muitos cereais com açúcar e pão de forma tenham outros maus hábitos alimentares?

As dietas que se provou, em testes aleatorizados e controlados, prevenirem a diabetes, focam-se em cortar a gordura saturada e aumentar o consumo de alimentos vegetais integrais ricos em fibra, como frutas, hortaliças, e cereais integrais, sem uma preocupação específica com cargas glicémicas mais altas ou mais baixas. Seja como for, o medicamento foi testado, e a redução do pico glicémico das refeições parece reduzir o risco de desenvolver diabetes, para além de reduzir o risco de ataques de coração e pressão alta. Então há alguma forma de prevenir esses picos glicémicos sem tomar medicamentos? Bem, uma forma seria não ingerir 100g de açúcar!

Sim, o medicamento pode retardar a progressão da ateroesclerose. Podes ver no meu vídeo O Vinagre pode ajudar a controlar a glicemia? como as artérias que alimentam o cérebro contraem um pouco mais lentamente com o medicamento do que sem ela. Mas não seria melhor alimentarmo-nos de uma forma que na realidade reverta a doença cardíaca e a diabetes? A alimentação mais saudável que previne os picos de açúcar e gordura no sangue após as refeições — a oxidação e inflamação — é uma alimentação centrada em plantas integrais. Mas e se realmente quisermos um bagel? Em vez de espalharmos medicamentos nele, podemos espalhar algum creme de amêndoa e diminuir o pico glicémico proveniente dos hidratos de carbono refinados. Outra opção é mergulhar o bagel em vinagre balsâmico

“O consumo de vinagre com as refeições foi usado como um remédio caseiro para a diabetes antes do advento da terapia farmacológica de redução da glicose” — ou seja, antes de aparecerem medicamentos — mas apenas foi testado em 1988. Afinal de contas, quanto dinheiro se pode fazer com vinagre? Bem, de acordo com o Instituto do Vinagre, milhões de dólares! Mas um único fármaco para a diabetes, como o Rezulin, pode movimentar biliões — isso é, até ser retirado do mercado por matar demasiadas pessoas, afectando o seu fígado. No entanto, a companhia farmacêutica conseguiu sair com um bónus grátis, tendo de pagar às famílias enlutadas menos de um bilião por ter encoberto o perigo.

No entanto, não há falência do fígado por espalhar manteiga de amendoim num bagel, e também corta a resposta do açúcar no sangue para metade. Da mesma forma, beber 4 colheres de chá de vinagre de cidra de maçã diluído em água resulta na mesma diminuição do pico — com a vantagem adicional sobre a manteiga de amendoim de diminuir os níveis de insulina no sangue. Isso é algo que aparentemente a manteiga de amendoim não consegue fazer. Mas colocar manteiga de amendoim na bagel é, presumivelmente, melhor do que comê-lo com salmão curado, pois o peixe causa o triplo da resposta de insulina.

E quanto ao vinagre? Não só uma colher de sopa por dia tende a melhorar o colesterol e os triglicéridos ao longo do tempo, o vinagre pode diminuir os triglicéridos depois de uma hora da refeição, assim como diminuir os açúcares no sangue e o pico de insulina, potencialmente oferecendo o melhor de ambos os mundos. 


Este artigo não está repleto de informação? É graças ao simpático apoio de todos que pude contratar mais de uma dúzia de investigadores para me ajudarem a rever a literatura. Estou extremamente grato por muitos de vós terem sido capazes de ver o potencial e ajudar o NutritionFacts.org a tornar-se o que é hoje. Para a frente!

O que é isso de a gordura abdominal ser reduzida? Confere o resto da série:
Falei em reverter a diabetes? Reverter a doença cardíaca? Para alguns exemplos, vê:
Partilhar informação que pode ajudar as pessoas a prevenir e reverter doenças comuns é o trabalho de minha vida. Vê a história completa na minha série de vídeos introdutórios.

Com saúde
Michael Greger, M.D.

PS: Se ainda não o fez, pode subscrever os meus vídeos gratuitos aqui e ver a última apresentação de final de ano:
Artigo traduzido por João Madureira. Lê o livro do Dr. Greger, "Como Não Morrer" (PT) ou "Comer Para Não Morrer" (BR). Em Portugal está também disponível um livro de receitas, também chamado "Como Não Morrer"

Conhece os 12 alimentos a consumir diariamente ou segue-nos e fala connosco na nossa página do Facebook.  Vê também o nosso grupo de discussão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Dúzia Diária

O Arroz Preto e o Vermelho são melhores que o Arroz Castanho (“integral”), que por sua vez é mais Saudável que o Arroz Branco

A Resposta a um Mistério do Cancro Colorretal