Como melhorar a reparação do ADN com vegetais


Escrito originalmente pelo Dr. Michael Greger M.D. FACLM a 31 de Janeiro de 2019. Publicado originalmente aquiTraduzido e adaptado por João Madureira.

Crédito da imagem: Wikimedia Commons

“Tendo em consideração as observações surpreendentemente consistentes de muitos estudos epidemiológicos (ou baseados em populações), restam poucas dúvidas de que uma alimentação rica em frutas e hortaliças ajuda a reduzir o risco de desenvolvimento de doenças degenerativas, incluindo muitos tipos de cancros”. Para além de dizerem às pessoas para comerem frutas e hortaliças, os cientistas querem também saber o mecanismo. Discuto este tópico no meu vídeo Que frutas e hortaliças melhoram a reparação do ADN?.

As frutas e hortaliças, para além de anti-oxidantes, contêm inumeráveis fitonutrientes que podem melhorar as nossas enzimas de desintoxicação, modular a expressão genética, e até modular as vias metabólicas de reparação de ADN. “Até muito recentemente… assumia-se geralmente que era pouco provável que funções tão importantes como a reparação do ADN fossem directamente afectadas pela nutrição”, mas, se compararmos gémeos idênticos com gémeos fraternos, apenas cerca de 50 a 75% da função de reparação do ADN é determinada pelos genes. Poderemos ser capazes de controlar o resto.

Estima-se que, em média, haja 800 incidentes de dano no ADN nos nossos corpos, por hora”, o que corresponde a cerca de 19.000 incidentes por dia. E ainda mais, “esse dano ao ADN pode provocar mutações e dar origem a cancro, se não for reparado”. Felizmente, “a regulação da reparação de ADN pode ser adicionada à lista de processos biológicos que são influenciados pelo que comemos — e isso pode constituir parte da explicação do efeito de prevenção de cancro por muitos alimentos vegetais”.

Alguma planta em particular? Nove frutos e vegetais foram testados para se encontrar quais seriam mais eficazes a melhorar a reparação de ADN: limões, dióspiros, morangos, laranjas, choy sum (um tipo de couve chinesa), brócolos, aipo, alface, a maçãs. Quais deles deram os melhores resultados? Limões, dióspiros, morangos, brócolos, aipo, e maçãs conferem proteção ao ADN com doses muito baixas.

Os limões, por exemplo, cortam o dano ao ADN em cerca de um terço. Seria a vitamina C? Não. A remoção da vitamina C do extrato de limão não removeu o efeito protetor. No entanto, se cozermos o limão por 30 minutos, o efeito protector perdia-se.


(os vídeos abaixo indicados têm legendas em português disponíveis nas opções do vídeo)

Se não se devia à vitamina C, o que poderia ser? É o assunto do meu vídeo Casca de citrinos e cancro: o sabor da vida?.

Surpreendido por o benefício do limão desaparecer com o cozinhar? Descobre que vegetais será melhor comer crus em O melhor método de confeção.

E quanto ao alho cru versus cozido? Vê o meu vídeo Inibindo a activação das plaquetas com alho e cebolas.

Para mais informação sobre proteção e reparação do ADN, vê:
Com saúde
Michael Greger, M.D.

PS: Se ainda não o fez, pode subscrever os meus vídeos gratuitos aqui e ver a última apresentação de final de ano:
Artigo traduzido por João Madureira. Lê o livro do Dr. Greger, "Como Não Morrer" (PT) ou "Comer Para Não Morrer" (BR). Em Portugal está também disponível um livro de receitas, também chamado "Como Não Morrer"

Conhece os 12 alimentos a consumir diariamente ou segue-nos e fala connosco na nossa página do Facebook.  Vê também o nosso grupo de discussão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Dúzia Diária

O Arroz Preto e o Vermelho são melhores que o Arroz Castanho (“integral”), que por sua vez é mais Saudável que o Arroz Branco

A Resposta a um Mistério do Cancro Colorretal