Sementes de funcho versus gengibre para dores menstruais e Síndroma Pré-Menstrual


Escrito originalmente por Michael Greger M.D. FACLM em 19 de Julho de 2018. Publicado originalmente aquiTraduzido por João Madureira. 
Crédito da imagem: Mareefe / Pixabay

90% das mulheres relatam ter dores menstruais durante pelo menos parte do tempo. Na região do Mediterrâneo, as sementes de funcho têm tradicionalmente sido usadas para aliviar a menstruação com dores. Chamamos-lhes sementes, mas na realidade são pequenos frutos inteiros. Discuto a sua eficácia no tratamento das dores menstruais no meu vídeo Fennel Seeds for Menstrual Cramps and PMS. É difícil criar um placebo semelhante às sementes, portanto os pesquisadores usaram extracto de semente de funcho para ser posto à prova. As mulheres começaram por avaliar a sua dor como 6 em 10, que diminuiu para 4 dentro de uma hora depois de tomarem o extracto de semente de funcho. 52% das mulheres consideraram o tratamento de semente de funcho como excelente, comparado com apenas 8% das mulheres no grupo do placebo, que receberam sem saber apenas cápsulas de placebo contendo apenas farinha.

Mas as mulheres não tomam farinha para as dores menstruais; tomam drogas como o ibuprofeno. O ácido mefenâmico pertence à mesma classe de medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs ou NSAIDs), e poderá na realidade funcionar melhor que o ibuprofeno, mas não está disponível sem receita médica. Como se portou versus um extracto de sementes de funcho? Num estudo, a maior parte das mulheres começou com dor intensa mas acabou sem dores depois do tratamento, e o funcho funcionou tão bem como a classe de fármacos considerada como o tratamento de escolha – mas sem os efeitos secundários dos fármacos, que incluem diarreia, exantema (rash), anemia auto-imune, e toxicidade nos rins.

A droga também não aliviou os outros sintomas dos períodos difíceis. Durante a menstruação, as mulheres podem sentir-se nauseadas, um pouco doentes, fracas, com dores, e diarreicas. Mas quando foram testadas, as sementes de funcho pareceram ajudar; no entanto, o grupo de controlo não recebeu um placebo, portanto não sabemos que parte disso foi devido a efeito placebo.

Uma desvantagem de tomar funcho é que as mulheres sangram cerca de 10% mais. As dores menstruais são causadas quando o útero se contrai com tanta força que o seu suprimento de sangue é comprometido, e pensamos que o funcho funciona através do relaxamento do músculo. Também ajuda nas cólicas dos bebés, que pensamos serem devidas a espasmos intestinais. A vantagem do funcho nessa situação é também a não existência de efeitos colaterais, ao contrário do fármaco usado normalmente para as cólicas. De facto o cloridrato de diciclomina pode funcionar um pouco bem demais no adormecimento do bebé – desenvolvendo efeitos secundários que podem chegar à morte.

O gengibre é eficaz para as dores menstruais e reduz a hemorragia quando 1/8 de uma colher de chá de pó de gengibre é tomado três vezes ao dia durante o período. Isto é importante pois até 18 milhões de jovens mulheres nos EUA sofrem de anemia por deficiência de ferro devido a forte hemorragia menstrual. Num estudo, a quantidade de sangue perdido foi estimado usando um sistema de pontuação que atribuía pontos pelo nível de saturação e tamanho dos coágulos. Com o gengibre, passaram de metade de um copo por período para um quarto de copo. O gengibre parece ser um tratamento altamente eficaz para a redução da perda de sangue menstrual. É barato, custando apenas cerca de 6 cêntimos por mês, fácil de usar, e pode ter menos efeitos secundários do que as medicações e abordagens invasivas.

O gengibre pode também funcionar melhor para o síndroma pré-menstrual (SPM). 1/8 de colher de chá 2 vezes ao dia de pó de gengibre durante uma semana, resulta numa diminuição significativa de sintomas do humor, físicos, e comportamentais do SPM, enquanto que o funcho pode funcionar nos sintomas de ansiedade e depressão mas não nos sintomas emocionais ou físicos.



Outras intervenções alimentares que podem ajudar, incluem uma redução do consumo de sal e do consumo de gordura animal, de que falo no meu vídeo Dietary Treatment for Painful Menstrual Periods.
Para saber mais sobre o tratamento da dor menstrual e SPM, veja:
Com saúde,
Michael Greger, M.D.


PS: Se ainda não o fez, pode subscrever os meus vídeos gratuitos aqui e ver a última apresentação de final de ano (legendas disponíveis nas opções do filme)

Traduzido por João Madureira. Lê o livro do Dr. Greger, "Como Não Morrer" (PT) ou "Comer Para Não Morrer" (BR), ou o livro de receitas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Dúzia Diária

O Arroz Preto e o Vermelho são melhores que o Arroz Castanho (“integral”), que por sua vez é mais Saudável que o Arroz Branco

A Resposta a um Mistério do Cancro Colorretal