A pasta de dentes antibacteriana com triclosan é segura?


Escrito originalmente por Michael Greger M.D. FACLM em 17 de Julho de 2018. Publicado originalmente aquiTraduzido por João Madureira. 

Crédito da imagem: Alex / Unsplash

Por que razão os cães lambem as suas feridas? Até lambem as nossas feridas. Isto leva a uma pergunta colocada na literatura médica há quase meio século: Poderá haver alguma propriedade curativa na saliva dos cães? Bem, parece que há vários mecanismos de defesa imunitária na saliva, um dos quais envolve óxido nítrico. Lamber a pele humana resulta na produção de óxido nítrico a partir dos nitritos da saliva, que mata os patógenos da pele, e que tem origem nos nitratos que ingerimos na nossa alimentação.

Como sabemos que se pode obter o óxido nítrico ao lamber a pele humana? Os pesquisadores pediram a um grupo de voluntários que lambessem as suas mãos em todos os sítios, à frente e atrás. Hoje, temos uma forma melhor de limpar as feridas: sabão e água. (E nunca devemos deixar que os animais lambam feridas abertas, pois estão relatados casos de infecções graves)

A razão por que falo nisto é que esta transformação de nitratos, com origem na dieta, em nitritos na nossa boca, tem importantes implicações para a nossa saúde. A produção insuficiente de óxido nítrico é reconhecida como o primeiro evento no início e de progressão de várias doenças crónicas, incluindo hipertensão, doença arterial periférica, e várias condições inflamatórias.

Os nitratos são obtidos a partir dos vegetais da nossa alimentação, tais como beterrabas e vegetais de folhas verdes. As boas bactérias da nossa língua convertem os nitratos em nitritos que podem circular por todo o corpo e criar óxido nítrico, e quaisquer nitratos que escaparam às nossas bactérias da língua da primeira vez, são bombeados pelo corpo de volta à saliva para dar uma segunda oportunidade às bactérias da língua. Uma das formas de ter produção deficitária de óxido nítrico é não comer vegetais suficientes para começar. Portanto, comer vegetais deve ser o primeiro passo. Mas se as nossas bactérias da língua morrerem, o ciclo quebra-se, e não importa quantos vegetais comamos.

É por isso que não devemos usar elixir bucal antisséptico. Eu falei de um importante estudo no meu vídeo Don’t Use Antiseptic Mouthwash. O alimento mais protector para o nosso coração podem ser os vegetais de folhas verdes, pois, como as beterrabas, têm imensos nitratos. Portanto, se beber algum sumo de beterraba, pode obter uma diminuição acentuada na pressão arterial em poucas horas, mas apenas se for ingerido.

O percurso do óxido nítrico pode ser interrompido se usar um elixir bucal antibacteriano ou cuspindo e não engolindo o sumo de beterraba, por causa da ação fundamental das nossas bactérias da língua sobre os nitratos da nossa saliva. Assim, temos de comer os nossos vegetais e manter as nossas bactérias da língua felizes – portanto, nenhum elixir antibacteriano. Mas e quanto à pasta de dentes antibacteriana?

Existe uma pasta de dentes no mercado que contém um químico antibacteriano chamado triclosan. No meu vídeo Antibacterial Toothpaste: Harmful, Helpful, or Harmless?, apresentei um estudo que mostrou que não havia diferença nos níveis de óxido nítrico, nitritos, e nitratos, após escovar com pasta de dentes normal ou com pasta de dentes com triclosan. As nossas boas bactérias da língua vivem nas fendas na superfície da língua, portanto se apenas escovarmos os nossos dentes e não a nossa língua, o químico não parece lá chegar. Será que isso significa que o triclosan é seguro?

O uso de pasta de dentes com triclosan pode não estar associado a qualquer aumento de eventos adversos cardíacos graves. E, apesar de estudos em ratinhos que sugerem que o químico pode afectar a função da tiróide, o uso de pasta de dentes com triclosan não parece afectar a função da tiróide humana. Um estudo financiado pela Colgate concluiu que o triclosan era seguro e eficiente, produzindo “uma redução substancial de gengivite, placa, e sangramento”. No entanto, uma revisão independente pela Cochrane Group sugeriu que a redução pode ser estatisticamente significativa mas pode não ser suficientemente benéfica para gerar significância clínica.

Relativamente à segurança, há estados que estão a começar a banir o produto por causa de dados que mostram que, apesar da falta de eficácia, o triclosan é tão ubíquo que a maior parte da população dos EUA está exposta a ele. “Visto que o rápido aumento da obesidade nos EUA foi verificada ao mesmo tempo que a introdução de triclosan, e como o triclosan tem dois mecanismos potenciais pelos quais pode alterar o peso dos seres humanos” – mexendo na nossa flora intestinal ou nas nossas hormonas – os pesquisadores em Stanford decidiram estudar a associação entre os níveis de triclosan fluindo pelos corpos das pessoas e o seu peso. E, de facto, encontraram uma associação entre os níveis de triclosan e o aumento do índice de massa corporal, e sugeriram estudos futuros sobre como este químico pode estar a influenciar o crescimento humano e bem-estar.


Se não podemos usar elixir bucal antibacteriano, qual é o melhor elixir (What’s the Best Mouthwash?) (Alerta de spoiler: é o chá verde!)

Criei uma grande colecção de vídeos sobre os benefícios dos vegetais que contém nitratos quer para a performance atlética quer para benefícios cardiovasculares. Aqui estão alguns dos últimos:
Para mais informação sobre formas não tóxicas de manter a higiene oral, veja:
Com saúde,
Michael Greger, M.D.


PS: Se ainda não o fez, pode subscrever os meus vídeos gratuitos aqui e ver a última apresentação de final de ano (legendas disponíveis nas opções do filme)

Traduzido por João Madureira. Lê o livro do Dr. Greger, "Como Não Morrer" (PT) ou "Comer Para Não Morrer" (BR), ou o livro de receitas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Dúzia Diária

O Arroz Preto e o Vermelho são melhores que o Arroz Castanho (“integral”), que por sua vez é mais Saudável que o Arroz Branco

A Resposta a um Mistério do Cancro Colorretal