Um tratamento para a menstruação intensa que é altamente eficaz, barato, fácil de usar, e mais seguro

Escrito originalmente pelo Dr. Michael Greger M.D. FACLM a 9 de Julho de 2019. Publicado originalmente aquiTraduzido e adaptado por João Madureira.

Crédito da imagem: Pixabay

O gengibre é mais famoso pelo seu papel em prevenir e aliviar a náusea e os vómitos. Há tantos estudos agora, que existem revisões de revisões. Apenas meia colher de chá de gengibre “está associada com uma probabilidade 5 vezes maior de melhoria” nos enjoos do período inicial da gravidez. (Veja o meu vídeo Tratamentos Naturais para os Enjoos da Gravidez para saber mais sobre isto.) Também se demonstrou que o gengibre alivia o enjoo causado por movimento, melhora as náuseas e vómitos pós-operatórios, previne náusea e vómitos induzidos por retrovirais durante o tratamento ao HIV, e um estudo afirmou que é um “milagre” contra os vómitos induzidos pela quimioterapia.

Num estudo clínico aleatorizado, duplamente ocultado, e controlado por placebo sobre a utilização do gengibre para aliviar os efeitos da quimioterapia para cancro (câncer) de mama, os vómitos induzidos pelos químicos foram reduzidos em todas as fases — a fase aguda nas 24 horas a seguir à quimioterapia, nos 2 a 3 dias a seguir, e mesmo antes da quimioterapia naquilo que é conhecido como vómitos antecipatórios. (Depois de alguns tratamentos de quimioterapia, o corpo sabe o que se seguirá e começa a vomitar apenas por pensar na próxima sessão.) A náusea antecipatória não parece ser controlada por medicamentos, mesmo os novos que podem custar 10.000 vezes mais que o gengibre, que custa cerca de 2 centavos de dólar por dose e pode funcionar ainda melhor em certos aspectos.

O gengibre pode ajudar também na dor. Verificou-se que um oitavo de colher de chá de gengibre em pó, que custa apenas 1 centavo de dólar, pode funcionar tão bem como o medicamento para enxaquecas Imitrex, sem os efeitos secundários (veja o meu vídeo Gengibre para as Enxaquecas para saber mais).

E falando sobre dor, o meu vídeo Gengibre para a Náusea, Dores Menstruais, e Síndrome do Cólon Irritável mostra que pode também ser tão eficaz como o Ibuprofeno no alívio das dores menstruais. As menstruações dolorosas são extremamente comuns e podem às vezes causar sofrimento severo e no entanto têm sido “virtualmente ignoradas” pelos pesquisadores e médicos da gestão da dor. No entanto, quatro estudos aleatorizados e controlados, foram publicados sobre a utilização do gengibre para a dor menstrual, e todos mostraram benefícios significativos quando o gengibre foi tomado nos primeiros dias da menstruação. As doses eficazes iam desde um terço de colher de chá a uma colher de chá inteira por dia, mas como pareceram todos funcionar, pode-se começar com a dose de um centavo de dólar por dia.

Como benefício adicional, o gengibre pode drasticamente reduzir o fluxo sanguíneo abundante, que é um dos problemas ginecológicos mais comuns em mulheres jovens. Sabemos que há alimentos pró-inflamatórios que podem contribuir para uma forte hemorragia menstrual, portanto porque não tentar um alimento anti-inflamatório como o gengibre? Define-se o fluxo sanguíneo forte como mais de um terço de copo (80 ml), mas todas as mulheres estudadas começaram com valores mais altos que esse. Apenas um oitavo de colher de chá de gengibre em pó, três vezes por dia, começando no dia anterior ao início do período, diminuiu para metade o seu fluxo, e pareceu funcionar melhor a cada mês, fornecendo um tratamento altamente eficaz, barato, fácil de usar, e mais barato para a perda de sangue e a dor menstruais.

Portanto, o gengibre resulta para enxaquecas e dores menstruais, mas lá por ser eficaz em diferentes tipos de dor não quer dizer que seja necessariamente eficaz em todos os tipos de dor. Por exemplo, e quanto às cólicas intestinais? Será o gengibre eficaz para o tratamento do Síndroma do Cólon Irritável? A resposta é “sim”, diminuindo a severidade do Síndroma em mais de 25%. Mas isso também aconteceu com o placebo. Portanto, a resposta verdadeira é “não” — não é eficaz para o tratamento do Síndroma do Cólon Irritável, apesar de “o gengibre ser um dos remédios herbais mais usados para o Síndroma do Cólon Irritável”. Poderia pensar-se que as pessoas são palermas - será que não sabem que não funciona melhor que um comprimido de açúcar? Ou, visto de outra perspectiva, serão espertos por usar uma coisa que alivia 53% das vezes e que não tem risco de efeitos adversos como alguns dos medicamentos prescritos pelos médicos, que podem fazer mal a 1 pessoa por cada 3 pessoas aliviadas?´


(todos os vídeos em baixo dispõem de legendas em português nas opções do vídeo)
O que funciona para Síndroma do Cólon Irritável? Veja:
Que mais podem as mulheres fazer para tornar as suas menstruações mais toleráveis? Veja:
Para saber mais sobre gengibre, veja:
Pela sua saúde,

Michael Greger, M.D.

PS: Se ainda não o fez, pode subscrever os meus vídeos gratuitos aqui e ver a última apresentação de final de ano:
Artigo traduzido e adaptado por João Madureira. Lê o livro do Dr. Greger, "Como Não Morrer" (PT) ou "Comer Para Não Morrer" (BR). Em Portugal está também disponível um livro de receitas, também chamado "Como Não Morrer"

Conhece os 12 alimentos a consumir diariamente ou segue-nos e fala connosco na nossa página do Facebook.  Vê também o nosso grupo de discussão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Dúzia Diária

O Arroz Preto e o Vermelho são melhores que o Arroz Castanho (“integral”), que por sua vez é mais Saudável que o Arroz Branco

A Resposta a um Mistério do Cancro Colorretal