A carne pode levar ao aumento de hormônios de stress e à diminuição da testosterona

Escrito originalmente pelo Dr. Michael Greger M.D. FACLM a 25 de Junho de 2019. Publicado originalmente aquiTraduzido e adaptado por João Madureira.

Crédito da imagem: Pexels

Glossário Portugal / Brasil:
Hormonas / hormônios
Hidratos de Carbono / carboidratos

Uma crítica da validade científica dos conselhos dietéticos da revista Men’s Health descobriu alegações de que a carne pode originar nos homens um “aumento de testosterona”, mas já sabíamos há cerca de 25 anos que uma refeição com essa quantidade de gordura pode reduzir, após poucas horas, os níveis de testosterona em 1/3. De facto, uma queda significativa, quer de testosterona livre, quer de testosterona ligada, no fluxo sanguíneo ocorre apenas uma hora depois da refeição entrar na boca, mas uma refeição com pouca gordura e com muitos carboidratos não tem esse efeito. Com base em estudos in vitro sobre os efeitos da gordura em células testiculares numa placa de Petri, suspeitou-se que a gordura no sangue pode na realidade suprimir a produção de testosterona em tempo real. Se as pessoas se alimentarem com muitos ovos e carne, incluindo peixe e aves, e depois mudarem para uma alimentação com pão, fruta, vegetais e açúcar — mas com a mesma quantidade de gordura — todos os seus níveis de testosterona aumentam. No entanto, o que é ainda mais importante, todos os níveis de cortisol, um hormônio do stress produzido pelas nossas glândulas supra-renais, diminuem.

Ter baixos níveis de hormônios do stress é bom, porque os altos níveis de cortisol podem “ser um preditor de morte cardiovascular” em homens e mulheres, com ou sem doença cardiovascular pré-existente. De facto, isto pode ajudar a explicar a “morte por desgosto,” o risco aumentado de ataque cardíaco e AVC nas semanas a seguir à perda de um cônjuge. Os níveis mais elevados de cortisol, nos dias, meses, ou mesmo anos depois de perder alguém que se ama podem aumentar o risco cardíaco e reduzir a função imunológica. E o aumento de níveis de hormônios do stress devidos à perda de um cônjuge, um aumento de cerca de 50 pontos, é menos do que o aumento dos níveis ao seguir uma alimentação rica em carne.

O cortisol também pode ajudar a explicar por que as pessoas deprimidas tendem a ganhar gordura abdominal. A razão pela qual a obesidade na barriga está associada com elevada secreção de cortisol pode ser que a gordura abdominal de certa forma absorve o cortisol, portanto a acumulação de gordura à volta dos nossos órgãos internos pode ser uma adaptação pela qual o nosso corpo lida com o stress excessivo.

Este aumento nos hormônios do stress de cada vez que comemos muita carne pode não só afectar a nossa saúde, mas também a das nossas crianças. “Evidência substancial sugere que as alimentações maternas de alta densidade proteica têm efeitos adversos no feto”. Por exemplo, nos anos 1960, foi realizada uma experiência em mulheres grávidas em Motherwell, na Escócia, em que lhes disseram que ingerissem uma alimentação rica em carne, na esperança de prevenir a pré-eclâmpsia, uma doença da gravidez. Não resultou. De facto, as mais baixas taxas de pré-eclâmpsia que já vi foram em mulheres que comiam apenas vegetais — apenas 1 caso em 775 gravidezes. Normalmente a pré-eclâmpsia atinge cerca de 5% das gravidezes, portanto deveriam haver dezenas de casos, sugerindo que uma alimentação de base vegetal pode aliviar a maior parte, senão todos, os sintomas desta doença potencialmente preocupante. Então o que aconteceu quando as mulheres grávidas passaram de uma ingestão de cerca de 1 porção de carne para cerca de 2 porções? As mães que comiam mais carne e menos vegetais durante a gravidez deram à luz crianças que cresceram com pressão sangüínea mais elevada.

“Uma explicação proposta para os efeitos adversos do alto consumo de carne e peixe é que isto pode aumentar as concentrações de cortisol nas mães, que, por sua vez, afetam o feto em desenvolvimento”, recalibrando o seu “termóstato” dos hormônios do stress para um nível mais alto. Mas não temos a certeza até ser testado. E de facto, encontraram-se níveis mais altos de cortisol no sangue “em filhos e filhas de mulheres que relataram maior consumo de peixe e carne”, um aumento de cerca de 5% por cada porção de carne ou peixe. Tais dietas apresentam um stress metabólico para a mulher e de certa forma “reprogramam” o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal das suas crianças, levando a hipercortisolemia durante a vida, ou seja, níveis elevados de hormônio do stress no sangue. Isto pode ajudar a explicar porque cada porção diária de carne durante o final da gravidez pode levar a mais 1% de massa de gordura nas suas crianças quando chegam à adolescência. Portanto, isto pode aumentar o risco das crianças se tornarem obesas mais tarde na vida e ter “importantes implicações para a saúde pública e em termos de prevenção da obesidade”.

Será que as crianças das mães que comem mais carne durante a gravidez também têm respostas exageradas a acontecimentos stressantes? Os pesquisadores colocaram-nos num teste de stress — falar em público e aritmética mental — e mediram a sua resposta de cortisol. Se a sua mãe tivesse comido menos de duas porções de carne/peixe por dia enquanto estava grávida, eles tinham pequenos aumentos dos hormônios do stress das suas glândulas supra-renais. Aqueles com mães que comeram mais, ficaram stressados; e aqueles cujas mães comeram o máximo — 17 porções ou mais por semana, que é mais de 2 porções por dia — pareceram estar realmente nervosos. De certa forma somos o que a nossa mãe comeu. 



(todos os vídeos abaixo indicados têm legendas em português disponíveis nas opções do vídeo)

Quer saber de mais loucuras da revista Men’s Health? Veja o meu vídeo Mudando a alimentação de um homem após o diagnóstico de câncer de próstata.
Aqui estão outros vídeos populares sobre comer com saúde durante a infância:
Pela sua saúde,

Michael Greger, M.D.

PS: Se ainda não o fez, pode subscrever os meus vídeos gratuitos aqui e ver a última apresentação de final de ano:
Artigo traduzido e adaptado por João Madureira. Lê o livro do Dr. Greger, "Como Não Morrer" (PT) ou "Comer Para Não Morrer" (BR). Em Portugal está também disponível um livro de receitas, também chamado "Como Não Morrer"

Conhece os 12 alimentos a consumir diariamente ou segue-nos e fala connosco na nossa página do Facebook.  Vê também o nosso grupo de discussão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Dúzia Diária

O Arroz Preto e o Vermelho são melhores que o Arroz Castanho (“integral”), que por sua vez é mais Saudável que o Arroz Branco

A Resposta a um Mistério do Cancro Colorretal