Desvantagens dos Suplementos de Curcumina


Escrito originalmente pelo Dr. Michael Greger M.D. FACLM em 9 de Abril de 2019. Publicado originalmente aquiTraduzido e adaptado por João Madureira.

Crédito da imagem: Pixabay

Os fabricantes de suplementos muitas vezes caem na mesma armadilha reducionista que as empresas farmacêuticas. Partem do princípio que as plantas têm apenas um único ingrediente activo, e portanto pensam que ao isolá-lo e purificá-lo numa pílula, podem aumentar os seus efeitos. A curcumina é descrita como o ingrediente activo na curcuma [nome científico Curcuma longa, conhecida também como açafrão-da-índia ou açafrão-da-terra], mas será o único ingrediente activo ou apenas um dos vários ingredientes activos? Na realidade, ela é apenas um de muitos componentes diferentes — mais de 300, de facto — da especiaria não processada.

“Apenas estudos limitados compararam o potencial da cúrcuma com o da curcumina.” No entanto, alguns estudos sugerem que a curcuma, o alimento não processado, pode funcionar ainda melhor do que a curcumina isolada — e não apenas em relação a células de câncer [cancro] do cólon. Como discuto no meu vídeo Curcuma ou curcumina: Plantas vs. Comprimidos, os pesquisadores no Anderson Cancer Center no Texas testaram quer a curcumina, quer a curcuma, contra sete diferentes tipos de células cancerosas humanas, in vitro.

O estudo descobriu que a curcumina é muito eficaz contra células cancerosas da mama, mas a curcuma, o alimento não processado, é ainda mais eficaz. Para além do cancro da mama, os pesquisadores verificaram que a curcuma era ainda mais potente do que a curcumina, em relação a células de câncer [cancro] pancreático, do cólon, mieloma múltiplo, leucemia mieloide crónica, e colorrectal, “sugerindo que outros componentes para além da curcumina podem contribuir para actividade anti-câncer”.

A maior parte dos estudos clínicos, que estudam as doenças nas pessoas, têm usado suplementos de curcumina, por oposição à curcuma; mas nenhum tem tentado usar outros componentes da curcuma para além da curcumina, apesar de a curcuma a que se retirou curcumina apresentar actividades anti-inflamatórias e anticancerosas.

“Apesar de se crer que a curcumina é responsável pela maioria da actividade da curcuma, pesquisas na última década têm indicado que a curcuma livre de curcumina” — ou seja, curcuma com o seu suposto ingrediente activo removido — “é tão eficaz ou ainda mais eficaz do que a curcuma que contém curcumina”. Existem, por exemplo, turmeronas na curcuma, que podem exibir quer actividades anticancerígenas, quer actividades anti-inflamatórias, mas estas turmeronas são removidas no processamento dos suplementos de curcumina. Assim, eu assumi que esta revisão iria concluir afirmando que deveríamos deixar de dar suplementos de curcumina às pessoas, e em vez disso dar-lhes apenas a especiaria não processada, mas os pesquisadores propuseram que se fizessem todo o tipo de diferentes suplementos derivados de curcuma!



Este artigo é uma grande resposta ao reducionismo. Para saberes mais sobre esta filosofia incorrecta na nutrição, vê o meu vídeo. Reductionism and the Deficiency Mentality.

Vídeos semelhantes incluem:
Estás interessado em saber mais sobre curcuma e cancro [câncer]? Vê:
E para mais informação sobre a relação da curcuma com outras doenças:
Pela sua saúde,
Michael Greger, M.D.


PS: Se ainda não o fez, pode subscrever os meus vídeos gratuitos aqui e ver a última apresentação de final de ano:
Artigo traduzido e adaptado por João Madureira. Lê o livro do Dr. Greger, "Como Não Morrer" (PT) ou "Comer Para Não Morrer" (BR). Em Portugal está também disponível um livro de receitas, também chamado "Como Não Morrer"

Conhece os 12 alimentos a consumir diariamente ou segue-nos e fala connosco na nossa página do Facebook.  Vê também o nosso grupo de discussão.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Dúzia Diária

O Arroz Preto e o Vermelho são melhores que o Arroz Castanho (“integral”), que por sua vez é mais Saudável que o Arroz Branco

A Resposta a um Mistério do Cancro Colorretal