Corante Caramelo Carcinogénico


Escrito originalmente pelo Dr. Michael Greger M.D. FACLM a 28 de Março de 2019. Publicado originalmente aquiTraduzido e adaptado por João Madureira.

Crédito da imagem: Wojciech Kulicki / Flickr.

O corante caramelo é o corante alimentar mais amplamente consumido no mundo. Infelizmente, o seu processo de fabrico pode por vezes levar à formação de um carcinógeno chamado 4-methylimidazole, que foi identificado como uma substância cancerígena em 2007. A Califórnia estabeleceu um limite diário de 29 microgramas por dia como parte da sua lei “Proposition 65”. Então, quanto cancro poderão originar os refrigerantes com caramelo? Não sabíamos… até agora… O meu vídeo Qual refrigerante tem mais corante caramelo carcinogénico: Coca-Cola ou Pepsi? explora estas questões e mais ainda.

Os pesquisadores testaram 110 amostras de refrigerantes, saídas das lojas, na Califórnia e na zona metropolitana de Nova Iorque, incluindo o Connecticut e Nova Jérsei. Não se encontrou o carcinogénico em Sprite, o que faz sentido pois a Sprite não é feita com caramelo. Entre os refrigerantes que são feitos com caramelo, os níveis mais altos são encontrados num da marca Goya, e os níveis mais baixos em produtos da Coca-Coca, que tinham cerca de 20 vezes menos do que os produtos Pepsi. É interessante que a Pepsi californiana tinha significativamente menos carcinogénico do que a Pepsi nova-iorquina. “Isto suporta a noção de que [as leis de etiqueta de aviso] como a Proposition 65… podem incentivar os produtores a minimizar os riscos químicos dos alimentos…” Para proteger os consumidores no resto do país, os regulamentos federais poderiam ser uma abordagem valiosa para reduzir o excesso de risco de cancro [câncer] — mas de quanto cancro [câncer] estamos a falar?

Pesquisadores da Johns Hopkins calcularam a carga de cancro [câncer], uma estimativa do número de casos suplementares associados com o consumo de diversas bebidas. Então, no nível de ingestão média de refrigerantes dos EUA, a Pepsi pode causar milhares de casos de cancro [câncer], especialmente os produtos Pepsi não-californianos, que parecem causar 20 vezes mais cancro [câncer] do que a Coca-Cola. Claro que não há qualquer necessidade de qualquer uma delas ter quaisquer carcinógenos, “pois os corantes caramelo servem apenas um propósito cosmético [e] poderiam ser omitidos dos alimentos e bebidas…” Mas não temos de esperar por regulamentos governamentais, ou pela responsibilidade social das empresas; podemos exercer responsabilidade pessoal e simplesmente deixarmos de beber refrigerantes.

Eliminar os refrigerantes pode reduzir o nosso risco de nos tornarmos obesos e contrair diabetes, contrair doença do fígado gorduroso, sofrer fracturas da anca, desenvolver artrite reumatóide, desenvolver doença crónica do rim, e talvez também desenvolver gota.

Nas crianças, o consumo diário de refrigerante pode aumentar as probabilidades de asma em 5 vezes, e aumentar o risco de puberdade prematura nas raparigas, aumentando em até 47% a probabilidade de que elas comecem a ter o seu período antes dos 11 anos.

Se olharmos a parte de trás dos olhos das pessoas, podemos medir o calibre das artérias na sua retina, e quanto mais estreitas são, maior o risco de tensão arterial alta, diabetes, e doença cardíaca. Os pesquisadores realizaram este tipo de medições em milhares de crianças com 12 anos e perguntaram-lhes os seus hábitos de consumo de refrigerantes. O que encontraram? As crianças que consomem refrigerantes diariamente têm artérias significativamente mais estreitas. “A mensagem para os pacientes não pode mais permanecer apenas o mantra come menos, exercita-te mais”. Importa o que se ingere. “Os conselhos alimentares específicos deveriam consistir em reduzir o consumo de alimentos processados e açúcar adicionado e comer mais alimentos integrais”.


(os vídeos mencionados abaixo possuem legendas em português, disponíveis nas opções do vídeo)

Como mencionei, apesar de a Prop 65 ser criticada pelos interesses instalados, poderá levar os fabricantes a fabricarem os seus produtos de forma menos carcinogénica. Outros vídeos sobre a Prop 25 incluem:
Para mais informação de fundo sobre o corante caramelo vê o meu vídeo O corante de caramelo é carcinogénico?.

Há outros aditivos nos refrigerantes que também são potencialmente tóxicos. Vê a minha série em três partes sobre os fosfatos:
Outros agentes corantes são muito pouco saudáveis. Para mais informação, vê: Corantes artificias e transtorno do défice da atenção e hiperactividade e Vendo o vermelho nº3: corante de morrer.

Michael Greger, M.D.


PS: Se ainda não o fez, pode subscrever os meus vídeos gratuitos aqui e ver a última apresentação de final de ano:
Artigo traduzido e adaptado por João Madureira. Lê o livro do Dr. Greger, "Como Não Morrer" (PT) ou "Comer Para Não Morrer" (BR). Em Portugal está também disponível um livro de receitas, também chamado "Como Não Morrer"

Conhece os 12 alimentos a consumir diariamente ou segue-nos e fala connosco na nossa página do Facebook.  Vê também o nosso grupo de discussão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Dúzia Diária

O Arroz Preto e o Vermelho são melhores que o Arroz Castanho (“integral”), que por sua vez é mais Saudável que o Arroz Branco

A Resposta a um Mistério do Cancro Colorretal