Arroz Branco vs. Arroz Integral


Escrito originalmente pelo Dr. Michael Greger M.D. FACLM a 19 de Março de 2019. Publicado originalmente aquiTraduzido e adaptado por João Madureira.

Crédito da imagem: Edward Samuel / Adobe Stock

Em 2012, foi publicada uma meta-análise que relacionava o consumo de arroz branco com a diabetes, especialmente nos países asiáticos. Mesmo nos EUA, onde se come muito menos arroz branco, a pesquisa mostra que o consumo regular de arroz branco estava associado com risco mais elevado de diabetes tipo 2, mas o arroz integral estava associado com risco menos elevado, mesmo depois de ter em conta outros factores alimentares e de estilo de vida como tabagismo, exercício, e consumo de carne ou de frutos e vegetais. Estimou-se que substituir apenas um terço de uma porção por dia de arroz branco pela mesma quantidade de arroz integral poderia baixar o risco de diabetes em 16%.

Desde a publicação em 2012 dessa meta-análise, um estudo espanhol apontou que o consumo de arroz branco estava associado com risco diminuído de diabetes. No entanto, foi apenas um estudo pequeno com apenas umas centenas de pessoas, comparado com os outros estudos, que tiveram centenas de milhares de pessoas envolvidas. Na Espanha, os consumidores de arroz branco comem mais leguminosas (feijões), os quais parecem ter também propriedades anti-diabéticas. Isto dá um sentido de quão difícil é inferir relações de causa-e-efeito de estudos populacionais, visto que não se pode ter em conta tudo. Sim, podemos ter em conta o peso, o tabagismo, o álcool, o exercício, etc., mas talvez as pessoas com esperteza suficiente para consumir arroz integral também tenham a esperteza de usar cintos de segurança e capacetes de mota, instalar detectores de fumo, e esquecer o bungee jumping. O que precisamos é de estudos de intervenção randomizados, em que passamos as pessoas de arroz branco para arroz integral e vemos o que acontece. “Até essa altura, o efeito do consumo de arroz branco no desenvolvimento de diabetes tipo 2 permanecerá pouco clara.” Mas não tínhamos esses estudos…até agora.

Como mostro no meu vídeo Vale a pena passar de arroz branco para arroz integral?, os pesquisadores realizaram um estudo em que mulheres com excesso de peso foram distribuídas aleatoriamente por dois grupos: um que seguia uma dieta de perda de peso com cerca de 240 ml de arroz branco todos os dias e outro grupo com 240 ml de arroz integral todos os dias. Após 6 semanas, os grupos foram trocados, e o grupo de arroz branco comeu arroz integral e vice-versa. Quando as pessoas consumiram arroz integral, obtiveram significativamente maior perda de peso, particularmente à volta da cintura e ancas, tensão arterial mais baixa, e menos inflamação.

Descobriram-se efeitos semelhantes para os pré-diabéticos: substituindo o arroz branco pelo arroz integral levou a significativamente maior perda de peso, maior perda de tamanho de cintura, e tensão arterial mais baixa.

O arroz integral pode não só ajudar-nos a nos livrarmos da gordura abdominal, mas também preservar a nossa função endotelial (capacidade de as artérias relaxarem). Níveis altos de açúcar no sangue podem endurecer as artérias, diminuindo para metade a sua capacidade de relaxar dentro de uma hora, em pessoas diabéticas, pré-diabéticas, ou não diabéticas. No entanto, no caso dos diabéticos, a sua função endotelial não apenas cai como permanece baixa. Também sabemos que o arroz integral pode ter o efeito de diminuir os níveis de açúcar no sangue, comparado com o arroz branco. Portanto, será que passar a consumir arroz integral pode ajudar a preservar a função endotelial? Em pessoas com síndrome metabólico, uma hora após comer cerca de 240 ml de arroz branco cozido, há uma queda da função endotelial, mas não com o arroz integral.



(os vídeos abaixo indicados têm legendas em português disponível nas opções do vídeo)

Para mais informação sobre pesquisa sobre consumo de arroz branco na China, vê o meu vídeo Se o arroz branco está ligado à diabetes, então e o que se passa na China?.

Se o arroz integral é bom, então e quanto às variedades ainda com mais cor? Vê: Arroz integral, preto, roxo e vermelho (ao contrário do branco)

Para saberes sobre outro estudo interventivo sobre cereais integrais, vê Os cereais integrais podem funcionar tão bem como medicamentos.

E quanto à chamada “dieta do arroz”? Vê:
Como pode uma pequena diferença entre cereais integrais e refinado fazer tanta diferença? Para uma pista, vê o vídeo Disbiose intestinal: matando de fome o nosso “eu” microbiano.

Arsénio no arroz? Fiz uma cobertura exaustiva desse assunto e produzi uma série inteira de vídeos. Vê-os para saberes mais.
Com saúde
Michael Greger, M.D.

PS: Se ainda não o fez, pode subscrever os meus vídeos gratuitos aqui e ver a última apresentação de final de ano:
Artigo traduzido e adaptado por João Madureira. Lê o livro do Dr. Greger, "Como Não Morrer" (PT) ou "Comer Para Não Morrer" (BR). Em Portugal está também disponível um livro de receitas, também chamado "Como Não Morrer"

Conhece os 12 alimentos a consumir diariamente ou segue-nos e fala connosco na nossa página do Facebook.  Vê também o nosso grupo de discussão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Dúzia Diária

O Arroz Preto e o Vermelho são melhores que o Arroz Castanho (“integral”), que por sua vez é mais Saudável que o Arroz Branco

A Resposta a um Mistério do Cancro Colorretal