O que acontece se juntarmos leite ao chá?


Escrito originalmente pelo Dr. Michael Greger M.D. FACLM a 25 de Outubro de 2018. Publicado originalmente aquiTraduzido e adaptado por João Madureira.

Crédito da imagem: Pixabay

O nosso endotélio, a camada interna dos nossos vasos sanguíneos que controla a função de todas as artérias do corpo, “parece ter um papel fundamental numa variedade de doenças, tais como doença vascular periférica, acidente vascular cerebral, doença cardíaca, diabetes, resistência à insulina, insuficiência renal crónica, cancro e coágulos sanguíneos…” Infelizmente as células endoteliais só vivem cerca de 30 anos, e as que as substituem não parecem funcionar tão bem. Portanto, “à medida que os seres humanos se aproximam da idade de 40 e 50 anos, há um declínio progressivo na função endotelial”. Aos 50 e 60 anos, “já não podemos tolerar a carga deste factor de risco, que conseguíamos tolerar aos 10 ou 20 anos”, devido ao declínio progressivo na função endotelial.

Ou, pelo menos, era o que se acreditava.

Como discuto no meu vídeo Tea and Artery Function, há cada vez mais dados que sugerem que a idade não é um factor de risco imutável — ou seja, o declínio na função arterial não é simplesmente uma consequência inevitável do envelhecimento. Os pesquisadores não viram o mesmo declínio progressivo num estudo de uma população chinesa. Os chineses com 60 anos tinham a função arterial de jovens com cerca de 20 anos. “Estes dados sugerem que a disfunção endotelial progressiva não é uma consequência inevitável do envelhecimento, mas pode estar relacionada com a exposição progressiva a factores ambientais mais prevalentes nos países ocidentalizados do que na China.” Que factores poderiam ser esses? A alimentação tradicional chinesa inclui chá verde, que se tem mostrado ter um efeito benéfico na função endotelial em menos de 30 minutos após o consumo, prolongando-se por 2 horas. Não foi a cafeína, que isoladamente não teve efeito. Suspeita-se que são os fitonutrientes flavonóides nas folhas. 

O chá preto parece funcionar tão bem como o chá verde, mas se isso é assim, porque razão o chá verde está associado com risco menor de doença cardíaca, enquanto que o chá preto não está? De facto, em dois estudos britânicos, o consumo de chá foi associado com um risco aumentado de doença arterial coronária. Talvez seja porque os britânicos costumam beber o chá com leite, enquanto o chá verde costuma ser bebido por si só? Se ao menos houvesse um país onde se costume beber chá preto, mas sem o leite. E há. Os Países Baixos. Nesses estudos, o chá preto foi associado com a mesma diminuição de risco como nos estudos com o chá verde. Portanto, o responsável pela diferença talvez seja o leite. Mas não se sabe até se testar.

Os pesquisadores descobriram que a “adição de leite ao chá preto impede completamente a actividade biológica do chá em termos de melhoria da função endotelial”. Portanto, isso pode ser a explicação. Parece que a proteína do leite, a caseína, é a responsável, apesar de a proteína da soja também ter o mesmo efeito de absorção dos nutrientes. A Sociedade Europeia de Cardiologia emitiu um comunicado de imprensa sobre o estudo que mostrava que o efeito protector do chá “é totalmente eliminado pela adição de leite” e sugerindo que os consumidores diminuíssem o seu consumo. Os consumidores de leite não ficaram felizes. “Enquanto os resultados publicados não forem confirmados num número razoável de humanos que bebem chá num ambiente fora de laboratório, continuaremos a juntar leite ao nosso chá”. Os pesquisadores responderam, desafiando a noção de que o seu estudo não era suficientemente grande. Estudaram 16 pessoas, e “a adição de leite ao chá não só reduziu, como eliminou completamente os efeitos do chá… a razão para se estudar em ambiente laboratorial é porque apenas nessas condições se poderia controlar a influência de outras bebidas e alimentos”. Afinal de contas, estavam a fazer um estudo. Seria suposto arrastarem o equipamento para um Starbucks ou algo assim?


Se isto é o que uma planta pode fazer, imagina os efeitos de uma alimentação inteiramente baseada em alimentos vegetais. Isso é o assunto do meu vídeo Dietas baseadas em plantas e a função arterial.

No entanto, tem cuidado com o chá verde proveniente da China, se comeres as folhas. Vê: Contaminação com chumbo no chá.

Respondo a outras perguntas que podes ter sobre o chá nestes vídeos
Com saúde
Michael Greger, M.D.

PS: Se ainda não o fez, pode subscrever os meus vídeos gratuitos aqui e ver a última apresentação de final de ano:
Artigo traduzido por João Madureira. Lê o livro do Dr. Greger, "Como Não Morrer" (PT) ou "Comer Para Não Morrer" (BR). Em Portugal está também disponível um livro de receitas, também chamado "Como Não Morrer"

Conhece os 12 alimentos a consumir diariamente ou segue-nos e fala connosco na nossa página do Facebook

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Dúzia Diária

O Arroz Preto e o Vermelho são melhores que o Arroz Castanho (“integral”), que por sua vez é mais Saudável que o Arroz Branco

A Resposta a um Mistério do Cancro Colorretal