Como a cirurgia de redução do estômago "reverte" a diabetes


Escrito originalmente pelo Dr. Michael Greger M.D. FACLM a 13 de Setembro de 2018. Publicado originalmente aquiTraduzido por João Madureira.

Crédito da imagem: Pixabay.

“A cirurgia de bypass gástrico Roux-en-Y é uma das estratégias de tratamento mais bem-sucedidas para a diabetes acompanhada de obesidade mórbida. Têm sido relatadas taxas de remissão a longo termo da diabetes de 83%”. Estas descobertas têm levado à sugestão de que a cirurgia melhora a diabetes por de alguma forma alterar as hormonas digestivas, mas esta interpretação ignora o facto de que os pacientes são colocados numa dieta altamente limitante durante uma semana ou duas depois da operação, apenas para recuperarem da grande cirurgia. A restrição calórica por si só pode melhorar a diabetes. Portanto, o efeito deve-se à dieta ou à cirurgia?

Para responder a esta questão, os pesquisadores colocaram os diabéticos na mesma dieta que alguém comeria após a operação de bypass gástrico, com ou sem a cirurgia em si. Como discuto em Reversing Diabetes with Surgery, os pesquisadores verificaram que a diabetes melhorava rapidamente com a dieta, antes de se fazer a cirurgia. De facto, o controlo de açúcares no sangue foi melhor apenas com a dieta do que depois da cirurgia.

O controlo do açúcar no sangue foi melhor na ausência de cirurgia.

Isto sugere que a reversão da diabetes por cirurgia não se deve à cirurgia em si, mas sim à dieta que as pessoas têm de seguir durante a recuperação. Portanto, a implicação clínica é que intervenções não-cirúrgicas têm tanto potencial para resolver a diabetes como a grande cirurgia.

Se te lembras do meu vídeo Diabetes as a Disease of Fat Toxicity, perceberás por que isto acontece. Nomeadamente, “a diabetes tipo 2 pode ser entendida como um estado metabólico potencialmente reversível, causada apenas por gordura intramuscular cronicamente em excesso” — ou seja, demasiada gordura na células do fígado, pâncreas, e músculos. Depois de 7 dias a comer cerca de 600 calorias por dia através de uma intervenção dietética ou cirurgia bariátrica, os níveis de glucose em jejum (os níveis de açúcar no sangue) podem normalizar, graças a uma diminuição da gordura no fígado. Se olharmos para as tomografias computorizadas, podemos ver uma redução de 35% no volume do fígado à medida que a gordura é expelida. Depois, o corpo começa a retirar gordura do pâncreas. Quando a causa da diabetes desaparece, a diabetes desaparece.

As células β do pâncreas que produzem insulina “acordam!... Claramente as células betas não ficam permanentemente danificadas na diabetes tipo 2, mas são meramente inibidas metabolicamente”. Os estudos mostram uma reversão da diabetes até 28 anos depois do diagnóstico.

Portanto, diabéticos suficientemente motivados para jejuarem, podem voltar a ganhar a saúde normal. Esta informação deveria estar disponível a todas as pessoas que têm diabetes tipo 2, apesar de ser pouco provável que muitos se motivem o suficiente para escapar à doença. Não é fácil “não comer”. Os diabéticos deveriam saber que se não reverterem a sua diabetes, a sua saúde futura está em risco. No entanto as consequências graves devem ser consideradas com as dificuldades e a privação de dietas “de jejum”. “Para muitas pessoas, isto pode ser um preço demasiado alto a pagar”, já que é difícil restringir voluntariamente assim tanto a ingestão de comida.

Nesse caso, que tal restrição involuntária da comida? Isso é o que é a cirurgia de bypass gástrico. Essencialmente remove-se o estômago de alguém, e eles são forçados a restrição calórica compulsiva.

Claro, que grandes cirurgias têm grandes riscos — durante a operação e depois. Pode haver hemorragia, vazamento, infeções, erosões, e graves deficiências nutricionais. Tem de haver uma forma melhor. E há!

Em vez de mudar a quantidade de comida ingerida, seja voluntaria ou involuntariamente, será possível reverter a diabetes alterando a composição da comida? Vê os meus vídeos Reversing Diabetes with Food e Diabetes Reversal: Is It the Calories or the Food?, para ficares a entender tudo.


Para uma visão geral desta temática, vê este filme:
(legendas disponíveis em português nas opções do vídeo
- símbolo da roda dentada ou dos três pontos)


Para uma explicação do efeito da gordura saturada, vê: Lipotoxicity: How Saturated Fat Raises Blood Sugar.

Interessando num mergulho mais profundo nas causas subjacentes da diabetes tipo 2? Poerá interessar-te estes vídeos:

Com saúde,
Michael Greger, M.D.

PS: Se ainda não o fez, pode subscrever os meus vídeos gratuitos aqui e ver a última apresentação de final de ano:
Artigo traduzido por João Madureira. Lê o livro do Dr. Greger, "Como Não Morrer" (PT) ou "Comer Para Não Morrer" (BR). Em Portugal está também disponível um livro de receitas, também chamado "Como Não Morrer"

Conhece os 12 alimentos a consumir diariamente ou segue-nos e fala connosco na nossa página do Facebook

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Dúzia Diária

O Arroz Preto e o Vermelho são melhores que o Arroz Castanho (“integral”), que por sua vez é mais Saudável que o Arroz Branco

A Resposta a um Mistério do Cancro Colorretal