Como Não Morrer de Diabetes


Escrito originalmente por Michael Greger M.D. FACLM em 15 de Agosto de 2018. Publicado originalmente aquiTraduzido por João Madureira. 

Sabemos desde os anos 1930 que a diabetes tipo 2 pode ser prevenida, parada, e até revertida com uma dieta à base de plantas. Cerca de um quarto dos pacientes diabéticos nesse estudo pioneiro conseguiram deixar a insulina totalmente, depois de 5 anos de seguirem esta alimentação.
Mas as dietas baseadas em plantas têm relativamente poucas calorias. Será possível que a sua diabetes tenha melhorado apenas porque perderam tanto peso? Para destrinçar os efeitos, era preciso um estudo em que as pessoas mudassem para uma alimentação saudável mas que fossem obrigadas a comer tanta comida, que não perdessem peso. Então poderíamos ver se a alimentação à base de plantas tem benefícios específicos para além da facilidade de perder peso. Tivemos de esperar 44 anos por um estudo assim, e eu discuto-o no meu vídeo, em baixo.
As pessoas foram pesadas todos os dias. Se começassem a perder peso, eram forçadas a comer mais comida — tanta comida que alguns participantes tiveram problemas em comê-la toda. No entanto, acabaram por se adaptar, e não houve mudança de peso significativa apesar da restrição de carne, ovos, lacticínios e comida processada.
Sem perda de peso, como pode ajudar uma alimentação à base de plantas? As necessidades gerais de insulina baixaram cerca de 60%, e metade dos diabéticos conseguiram deixar completamente a insulina — mais uma vez, sem mudanças no peso. Quantos anos demorou? Não foram anos. Foi uma média de 16 dias.
Vamos ser claros: estamos a falar de diabéticos que tinham diabetes há 20 anos e que injectavam 20 unidades de insulina por dia. Depois, passadas duas semanas, deixaram completamente a sua insulina, graças a uma dieta à base de plantas. É espantoso. Vinte anos com diabetes, e depois deixaram completamente a insulina em duas semanas. Vinte anos com diabetes porque ninguém lhes tinha falado de uma dieta à base de plantas. Durante décadas tinham estado só a 2 semanas de distância de serem livres.
No meu vídeo, mostro dados do paciente nº15: 32 unidades de insulina na alimentação anterior e depois, 18 dias após passar para uma dieta à base de plantas, deixou de tomar qualquer insulina. Nenhuma. Níveis mais baixos de açúcar no sangue, sem as 32 unidades de insulina. É esse o poder das plantas. E isso foi sem perda de peso. Ele simplesmente começou a funcionar muito melhor.
Como um bónus, o seu colesterol desceu drasticamente para menos de 150. Tal qual “mudanças apenas moderadas na alimentação resultam apenas em reduções moderadas no nível de colesterol LDL”, quão moderado queremos a nossa diabetes?
“Tudo em moderação” pode ser uma afirmação com implicações que muitas pessoas nem pensam. Mudanças moderadas na alimentação podem deixar os diabéticos com cegueira moderada, disfunção renal moderada, amputações moderadas — talvez só alguns dedos do pé. A moderação em todas as coisas não é necessariamente boa.
Lembras-te daquele estudo que pretendia mostrar que uma alimentação rica em carne, ovos, e lacticínios pode ser tão danosa para a saúde como fumar, sugerindo que as pessoas que comem muita proteína animal têm 4 vezes mais probabilidades de morrer de cancro ou diabetes? Se olharmos para o estudo verdadeiro, vemos que isso não é exacto. Aqueles que comem muita proteína animal não tinham só 4 vezes mais probabilidade de morrer de diabetes, tinham 73 vezes mais probabilidade de morrer de diabetes. E aqueles que escolhem a moderação, comendo apenas um nível “moderado” de proteína animal, tinham 23 vezes mais probabilidade de morrer de diabetes.
Com saúde,

Michael Greger, M.D.


(o vídeo tem legendas em português disponíveis nas opções do vídeo
- no símbolo da roda dentada ou dos três pontinhos)


PS: Se ainda não o fez, pode subscrever os meus vídeos gratuitos aqui e ver a última apresentação de final de ano (legendas disponíveis nas opções do filme)

Traduzido por João Madureira. Lê o livro do Dr. Greger, "Como Não Morrer" (PT) ou "Comer Para Não Morrer" (BR), ou o livro de receitas.

Conhece os 12 alimentos a consumir diariamente ou segue-nos e fala connosco na nossa página do Facebook

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Dúzia Diária

O Arroz Preto e o Vermelho são melhores que o Arroz Castanho (“integral”), que por sua vez é mais Saudável que o Arroz Branco

A Resposta a um Mistério do Cancro Colorretal